segunda-feira, 21 de setembro de 2015

formaçao social de atenas

A cidade-Estado de Atenas localizava-se na península Ática, uma região povoada por povos indo-européus, principalmente por volta do século X a.C. Tornou-se a mais conhecida das cidades Estado.
Como ocorreu com as demais cidades gregas, Atenas no início era monárquia e rapidamente se tornou aristocrática.
A concentração do poder nas mãos da aristocracis e o alto grau de exploração dos csmponeses levaram as tensãoes sociais a um ponto crítico. por uma lado, oscomponeses não tinham terras para produzir, pois elas estavam concentradas nas mãoes da aristocracia. por outro, os que produziam sofriam concorrência das regiões colonizadas. E, por fim, a escravidão por dívidas, que se expandia de forma crescente, oprimia a maioria da população grega.
As Reformas Sociais
Diante dessas dificuldades, os camponeses começaram a lutar pelo fim da escravidão por dívidas e por melhor distribuição de terras. a aristocracia viu-se obrigada a realizar algumas reformas para abrandar a expansão sobre os camponeses. dois importantes legisladores tiveram essa função: Drácon e Sólon.Drácon (o primeiro reformador) registrou por escrito as leis que até então valiam pela tradição oral. esse fato foi importante porque retirou o poder de justiça das mãos dos eupátridas, transferindo-o para o Estado; as leis, pelo menos teoricamente, passaram a ser reconhecidas por todos por meio de um código de leis escrito. tratava-se de leis muito duras e severas, que puniam com a morte várias infrações (por isso, até hoje dizemos que uma lei extremamente severa é draconiana).
O legislador seguinte, Sólon, estabeleceu algumas reformas em 594 a. C.: terminou com a escravidão por dívidas; devolveu as terras perdidas por dívidas aos hektemoroi; limitou a expansão da propriedade; e fez uma divisão censitária (baseada na renda do indivíduo) da sociedade.
A sociedade ateniense ficou dividida em quatro camadas, estratificadas de acordo com a renda anual individual baseada em medidas de trigo, azeite ou vinho: camada das 500 medidas, a dos cavaleiros; camadas das 500 medidas, a dos cavaleiros; camadas das 300 medidas, a dos cavaleiros; camadas das 200 medidas, ou a dos zeugitas; e abaixo de 200 medidas, a camada dos thetas, camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. nessas divisões estavam todos os cidadãos, isto é, os que tinham direito a participação política. fora dessa estratificação, sem direitos políticos, encontravam-se os estrangeiros (metecos) e os escravos.
Apesar de as reformas de Sólon representarem os primeiros passos para o estabelecimento da democracia ateniense, não solucionaram os conglitos sociais.Em 560 a. C., Pisístrado tomou o poder, apoiado pelos pequenos proprietários, dando início ao período das tiranias. Pisístrado aprofundou as reformas, limitando a propriedade dos eupátridas e distribuindo melhor as terras férteis entre os componeses. além disso, institui uma espécie de crédito agrícola para os componeses.
Ânfora ateniense: representação da colheita da oliva.
Com sua morte em 527 a.C., seu filhos Hípias e Hiparco assumiram o poder e continuaram sua política. hiparco foi assassinado em 524 a.C e Hípias foi deposto pelos eupártriadas em 510 a.C., com a coloboração de Esparta.
Clístenes e a Democracia Ateniense
Com o fim do período das tiranias assumiu o poder Clístenes, em 509 a. C Seu governo baseou-se nos princípios da igualdade política dos cidadãos do governo. Concretamente, ele dividiu a sociedade atenniense em dez tribos, subdivididas em unidades político-administrativas menores, denominadas demo (surge daí a palavra democracia, que significa ”poder das demos”).
Clístenes fortaleceu a eclésia (assembléia popular), retirando o poder das mãos da aristocracia. além disso, instituiu uma pena para punir os cidadãos que ameaçassem no degredo e na cassação dos direitos políticos por dez anos.
Por meio de suas reformas, a sociedade ateniense ficou dividida da seguinte maneira: os cidadãoes (ou seja, os que haviam nascido em Atenas e eram filhos de atenienses) ricos ou pobres com direitos políticos iguais sem metecos, comerciantes estrangeiros sem direitos políticos; e os escravos, comprados ou conquistados, sem direito algum. alem dos metecos e escravos, as mulheres também não tinham direito de participar das decisões políticas.

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